Páginas

segunda-feira, 18 de maio de 2015

i'll see you soon


Foram dois anos e muito em que nos vimos de mês a mês, de semana a semana e chegavam a ser várias vezes num só dia.
Não tinhas um assunto óbvio, definido ou claro. 
Eras a parte de trás das faturas que se acumulam nas carteiras das mulheres, onde se escreve de tudo.
Eras muitas vezes o meu organizador de ideias, o pontapé de saída para alguma vontade ou só um bom amigo com quem passar algum tempo.
Fica muita coisa escrita nestas paredes, ficam os sete degraus que fui subindo nestes anos.
Muito obrigada por quem foi passando por aqui, foi isso que fez este espaço :)

Falei muitas vezes do bom que é ter nascido com uma como ela. 
Foi um presentão que recebi logo aos poucos segundos de vida.
E por isso, este novo passo faz tanto sentido:
Porque queremos ter um projeto juntas.
Porque há um efeito de sinergia brutal quando começamos a pensar no que podemos fazer.
Porque estamos em fases tão parecidas.
Porque quando te casas o eu passa a nós em poucos instantes e passas a querer que tudo nesta vida seja no plural: mais família, mais amigos, mais projetos a dois, a três e a trinta.
E porque ideias não nos faltam.

Mudei de casa. Estou, estamos, aqui: monozigosisters.com

Ficamos à espera da vossa visita!

segunda-feira, 11 de maio de 2015

vem aí uma coisa boa

num entusiasmo parvo tal me pareço criança-no-natal com o que aí vem.
é bom, é ótimo.
é com ela e isso chegava.
e para além de ser com a gémea, é ainda melhor do que uma tarde de praia a pôr a conversa em dia.
novidades a sair frescas ainda este mês! let's do it :)

dona de casa desesperada

devia haver alguma vergonha em assumir que nunca tinha feito uma máquina da roupa antes de meter um pé naquela que é a nossa casa. nos primeiros dias o desespero era total, por que é que isto tem mais do que um botão? extra água é exatamente o quê? amaciador não é no cabelo? e por ali continuava. com os meses fui ganhando prática e aquele monstrinho tornou-se um aliado - a roupa saía lavada e quase seca e a parte de estender era tarefa dele. carregar nos botões e separar a roupa era a parte gira. com a brincadeira de querer despachar tudo numa única máquina enfiava lá para dentro quilos e quilos de roupa e ia ouvindo que há limites para um tambor e que ia conseguir estragar aquilo. encolhia os ombros e voltava a dedicar-me a encontrar mais panos e toalhas que pudessem ainda caber na nossa linda balay. e os 4 anos de garantia funcionavam como descarga de consciência.

depois chegaram os problemas. a parva da balay centrifugava com água lá dentro. começaram as acusações e ia-me defendendo como podia, sabendo que provavelmente a culpa tinha sido mesmo minha. liguei para os técnicos e diziam para ver o filtro - vi e estava impecável. pedi para irem até lá e quem lhes abriu a porta foi ele. passaram ali uma hora de almoço em amena cavaqueira enquanto o técnico abria outros filtros com chaves de parafusos (pelos vistos há mais do que um..) até que descobriu o problema. umas trusses tinham-se enfiado pela borracha da máquina e não permitiam o escoamento da água. o peso a mais que andava a pôr no tambor causaram aquela pressão e afinal a culpa era mesmo minha.

e agora, sempre que quero acordar bem disposta basta-me imaginar o pobre do técnico e o pobre do marido, os dois a olhar para a balay e a tirar de lá de dentro aquela peça de roupa com uma pinça cirúrgica. a verdadeira pérola!

sexta-feira, 8 de maio de 2015

OS NEGATIVOS

janeiro 2013 e passo em frente nesta aventura: um blog. um sítio onde escrevia o que queria sem ter que andar com a moleskine para todo o lado. era janeiro e o nome do blog veio daí - lá fora pareciam estar 7 graus negativos. comecei por achar que ninguém o ia descobrir até que no primeiro dia 17 pessoas me tocaram à porta. a esta porta. não sabia quem eram e pensei que devia ser engano. no dia seguinte voltaram e a partir daí continuaram. depois ouvia um já conheço o teu blog e ficava sem jeito. nesse momento percebia quem estava do outro lado e era como se ficasse de pijama ali, no meio da rua. a exposição sem preparação pode ser lixada.

foram chegando os 30, os 50 e os 100. com o tempo fui também aprendendo a gerir o que dizia, o que escrevia. a falar na primeira pessoa. a resistir à tentação de só dizer as coisas boas ou as trivialidades porque esta vida tem de tudo. e ontem, passados 2 anos, tocaram-me à porta 475 pessoas e adorei recebê-las a todas, com chá e scones dignos de Inverno. welcome! se fosse começar isto agora, não sei se mantinha os 7 graus abaixo de zero porque ando 40 acima disso. mas o meu nome do meio é inconstância - se não houvesse já meio mundo a saber que o miúdo se vai chamar vasco, já o tinha re-batizado por esta altura. tudo isto para justificar que os 7 graus negativos não são pessimismo, falta de entusiasmo ou um qualquer sentimento deprê. era só a temperatura lá de fora, naquele 11 de janeiro. era quase quase só isso.

olha blog

recebes os comentários mais queridos.
tens sorte de euromilhões.
obrigada!
se isto serve de pausa para os vossos intervalos laborais, 
os vossos comentários são a minha pausa :)
e é melhor que café, bolachas-maria e o chocolate de avelãs do pingo mais doce, juntos. 
é muito melhor.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

status 30

já andamos nisto, tu e eu, há 30 semanas que com simples cálculos dá 30x7 igual a 210 e a aplicação do Pregnancy diz que faltam mais 70. 280 dias contigo à perna e hoje fomos ver-te à televisão. o teu pai faz as queixas todas por ti, diz ao médico que eu não tomo o matervita todos os dias - matervita é nome pomposo para óleo de fígado de bacalhau -, que não lavo a alface com amukina e uso o vinagre bom e baratinho e que ando a fazer de tudo para acelerar a tua vinda. mas eu dou-lhe o desconto porque gravidez é o lado B da vida para todos menos para quem a leva os 210. é uma benção, uma graça e um milagre mas o que é bom custa a ganhar e tu que aí vens és muito melhor que bom, logo custas o dobro.

e entro convencida:
#1 que já deste a volta, não deste e se não dançares o vira nas próximas semanas sais de cesariana já no início de julho
#2 que estás prestes a voar daí para fora, não estás. diz que tenho que te aguentar até às 38 e prometi que começo a fazer faxina-a-fundo a partir das 37 - ri-se com complacência da louca da grávida que tem dentro daquelas 4 paredes
#3 que estou uma melancia com mais 30kg no lombo e afinal foram "só" dez até agora, a contar dos 57 do fim da lua de mel e não dos 54 do casamento que peso de noiva é sempre anorético. é continuares a ter a alface como desejo de grávida e pode ser que a coisa se mantenha
#4 que se acabaram as viagens de carro para mais do que duas horas de Lisboa mas diz que te posso levar a todólado nos próximos 70 dias sem stress

e depois a bomba: que tens o tamanho que devias ter às 34 semanas, daqui a um mês portanto. que já pesas 1.800kg quando um miúdo da tua idade devia estar nos 1.200kg. não sei como é que temperas a alface aí dentro mas deve ser com açúcar em pó.
ninguém nos avisa disto quando escolhemos marido e descuramos o seu percentil. vai ser giro vai.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

28º no domingo

este ano o verão vai ser mais curto e bem diferente dos outros.
a facilidade de saltarmos para uma mota os dois e corrermos até à costa para ir dar um mergulho não vai ser opção e por isso temos que aproveitar os dias até lá - mesmo que te sintas uma melancia.

nisto, dizia-lhe hoje de manhã que no domingo iam estar 28º. como provavelmente tens que estudar, vou com a Teresa gémea para a praia. pode ser que consigas vir lá dar um mergulho, para o fim-de-semana saber a fim-de-semana.. 

já estava com um pé dentro de água e um escaldão nas costas quando ele me acordou para a dura realidade. mas tens algum fato-de-banho que te sirva? começo a tentar um tenho o azul, o branco talvez fique apertado mas aquilo estica não é..? e há um não redondo do outro lado, não estica e não te vai servir querida. 

ok, ganhaste. vou de bifa. top e calções e está a andar, mas vou. a Teresa gémea tem um pêssego ali dentro, que aquela criança é light como a mãe dela, mas no limite vamos as duas de moda americana e seremos o ombro amigo uma da outra. é isso ou fazes um fato-de-banho até domingo nas tuas máquinas de costura que te andam a pedir atenção desesperadamente há vários meses.

GROOVE



uma amizade que durou vários anos, desde que me lembro dos meus tempos de consultoria. 

porque os vídeos do youtube nos faziam perder tempo sem fim mas precisávamos de música como um doping dos saudáveis, era fã do grooveshark. 

aquilo tinha tudo ou quase tudo e lá criei o que acreditava serem as melhores playlists do século. era feliz. 

no outro dia fui ao site e tinha um comunicado de óbito que me pôs nostálgica pela rotura inesperada.

"But despite best of intentions, we made very serious mistakes. That was wrong. We apologize. Without reservation." lindo e comovente! vou guardar para o próximo pedido de desculpas que tiver a fazer.

querido groove, já te troquei por um primo mas continuo com saudades tuas. e das minhas playlists, que levaste contigo para debaixo da terra..



terça-feira, 5 de maio de 2015

mudanças

percebes que mudaste de piso no escritório quando vais até à copa 
e no pote das bolachas está uma maria abandonada
há três dias. a da cerimónia.

no piso anterior as bolachas desapareciam 5' depois de serem lá postas.
tinhas 30 homens para duas mulheres. agora o rácio é o inverso.
pensas em agarrar na bolacha e sair pé ante pé mas não tens coragem.
pode haver outra com mais fome.
dizes-lhe adeus e prometes voltar à tarde para a resgatar.

quem espera três dias espera mais três horas minha linda.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

making up | 10 tips

vai haver boda e a noiva quer maquilhar-se a si própria - boa C!
também fiz isto no dia do meu casamento e adorei.

pediu dicas à gémea e ela deu-as. depois, fiquei eu de acrescentar algumas coisas e decidi pôr aqui o contributo final das duas - nunca se sabe quem quer aproveitar e quem também pode ensinar mais umas coisinhas. os créditos desta aprendizagem são para a minha mãe, que nunca tirou nenhum curso de maquilhagem mas é a pessoa que conheço que melhor o faz. ensinou-me tudo ou quase tudo e o que não aprendi dali é porque provavelmente não perguntei. aqui vai:

#1 Hidratação
Uns dias antes começa a fazer uma máscara de hidratação à cara (a marca Clarins é uma boa aposta) para a pele estar impecável no dia do casamento;

#2 Pré-base
A pré-base é ótima para uniformizar a pele e o pescoço, mas se for mal usada faz uma camada espessa na cara e ficas sem expressão. Uma boa dica e ires à MAC para te fazerem uma prova de maquilhagem e no fim o valor que pagarias reverte em produtos que levas para casa. Aqui também te explicam como aplicar da melhor forma a pré-base;

#3 Base líquida
Uma boa base é também a da MAC porque é de longa duração. É importante que a base tenha alguma resistência aos mil beijos que os convidados espetam na noiva! Há uma fantástica que estou a usar agora da marca Guerlain "Lingerie du peau" mas é fraca para noivas. A da Clinique é uma boa opção - atenção aos tons para não ficar demasiado diferente do resto da pele do teu corpo e do bronzeado com que vais estar na altura do casamento;

#4 Sombras
Guerlain é a melhor marca de sombras do mundo - são caras mas duram uma vida. As que têm tons de cinzento e prata são as mais bonitas. Na MAC também te ensinam muito bem a usar sombras.

#5 Eyeliner
Tens a opção de caneta - pessoalmente dislike - ou em líquido. A vantagem da caneta é facilitar a vida a quem não está habituada a usar eyeliner e tem medo que a mão trema ou de fazer um risco demasiado grosso. O eyeliner em líquido faz um traço mais fino e fica mais distinto numa noiva. Tenho o preto e o cinzento prateado da Sephora e aconselho. O cinzento tem versão waterproof o que é um plus num dia destes. A prática a fazer o risco ganha-se com o tempo - já faço o meu no trânsito quando paro num semáforo por isso não há impossíveis!

#6 Sobrancelhas
Têm de estar muito bem feitas porque podem dar ou tirar muita expressão aos olhos. Um bom serviço que aconselho é o da Benefit na Sephora, um must e que não tira aquilo tudo à maluca. Se precisares de preencher um bocadinho os cantos (muito importante para dar mais expressão aos olhos) aconselho o lápis de sobrancelhas marca Benefit, excelente porque é pastel;

#7 Blush
Mais uma vez, prevalece como melhor marca a Guerlain, mas há opcões mais baratas e também muito boas: Clarins é óptimo e recentemente descobri a Too Faced que tem uma excelente relação qualidade-preço e traz um dois em um de pó e bochechas. Isto porque podes usar um blush só para as bochechas para realçar mais e parecer que acabaste de apanhar um solzão na praia antes de entrares na Igreja. Encontrei este post da Maria que ajuda imenso a perceber como dar novas ilusões a um formato de cara utilizando diferentes tons de blush.

#8 Rimel e Pestanas
Andei a usar um da They're Real mas acabei por mudar para a marca Sephora. Faz pestanas mais compridas e densas e gosto muito do efeito final. Podes também considerar pestanas falsas mas convém saber usá-las porque senão a meio da noite estás com os olhos muito cansados porque elas vão caindo para cima do olho. Eu experimentei da Make Up Forever e a opinião das minhas irmãs foi que ficava com um ar "artificial". No dia não usei.

#9 Lipliner
Muito importante para definir o contorno da boca, faz realmente diferença. É preciso saber pôr e gostar de se ver com ele (embora supostamente se queira muito discreto e confundido com o batom) mas se gostares acho que é mesmo um toque importante. Pessoalmente gosto que tenha um tom o mais parecido possível com o batom, talvez um grau acima só mesmo para marcar ligeiramente a diferença. Tenho um do Continente que gosto muito, cor-de-rosa clarinho;

#10 Batom
Bocas pequenas ou médias pedem tons claros de batom. Cores escuras reduzem o tamanho. De qualquer forma, noivas com batom muito escuro fica demasiado forte (e deixas a cara dos convidados com a tua marca pessoal!). Gosto também dos batons que têm um bocadinho de brilho. Mesmo que não estejas habituada a usar batom, vale a pena pôr no dia porque dá um toque diferente ao conjunto;

Outras Dicas:
- Teres uma madrinha que te vai sempre retocando a maquilhagem ao longo do dia - com tanto beijo a maquilhagem vai saindo. Não esquecer de juntar cotonetes ao kit de make up que podem ser grandes aliados para corrigir alguma coisa que seja preciso;
- Levares um leque para evitar começares a transpirar e sentires que a cara vai derreter;
- Usar os produtos com antecedência para evitar alergias ou exageros por falta de prática;
- Procura ter sempre uma uniformidade entre os tons da cara e os do pescoço no caso do vestido deixar pescoço à mostra, porque os tons devem ser os mesmos;
- Usa protetor na cara nos meses anteriores ao casamento (é bom levar isto como dica mesmo para depois do casamento: protetor solar na cara todos os dias, mesmo quando há chuva - sardas é giro mas um dia mais tarde deixa de ter graça);
- Fazeres os testes de maquilhagem com os brincos postos, para teres mais noção do jogo de luzes que acontece com os tons que escolhes;
- Ter uma sombra escura sempre à mão para levantar a expressão dos olhos ao longo do dia. Basta um ligeiríssimo toque e faz diferença;
- Lápis preto por baixo dos olhos tende a reduzir o tamanho deles. Gosto de pôr um bocadinho de nada de sombra mais escura por baixo dos olhos mas no dia do casamento não usei, porque cansa  e vai caindo - às tantas parecem olheiras se não é corrigido;
- Se no dia aparecer alguma "marca" mais chata na cara, joga com as cores que aprendemos na pré-primária. Melhor do que corretor é uma cor que anule a que lá está. Por exemplo se é uma marca cor-de-rosa então podes usar um bocadinho de sombra verde porque verde + cdrosa = nude (cor de pele) :)
- Eyeliner pode ser difícil de usar no início e quando tenho menos tempo ou paciência para tentar um risco digno de arquiteta faço um risco com um lápis e esbato-o um bocado antes de pôr o próprio eyeliner. Depois, mesmo que o risco do eyeliner fique menos direito já praticamente não se nota;
- Há quem não se dê bem com o conceito de iluminador mas eu gosto - ajuda a dar mais luz aos olhos e a acalmar algumas olheiras mais visíveis. Ajuda também a esbater alguma sombra que tenha ficado mais carregada sem quereres. Tenho um da marca Shiseido e gosto muito (dura séculos);
- Não usar dedos nem mãos - pincéis, pincéis e pincéis;
- Maquilhagem é sempre posta até ao fim e só depois é que se põe o vestido, mas esta é óbvia!

Viva a Noiva! Have fun!

sexta-feira, 1 de maio de 2015

hoje é dia de aprender a fazer tricot

com a sogra.
e com o youtube.
aqui.

e com sorte o miúdo já tem qualquer coisa para vestir.
lá para o Natal de 2016, claro.

dia da mãe #1


diz que ainda não conta porque tem que ser o rato lindo a dar o presente à mãe e esse ainda não recebe semanada. mas falei com ele e disse que podia ser eu a escolher. 

fomos os dois - ele na minha barriga e eu de canguru - à Parfois que me parece sempre apetitosa em termos de bijuteria e está com coisas de perder a cabeça pelo que vi no site. ele não se conseguia decidir e disse para eu levar os três pares. fiz-lhe a vontade.. 

brincos é daquelas coisas que nunca é demais porque dão sempre o toque final à coisa e podem passar um look de casual a chique em três tempos. sou esquisitinha com brincos: não podem pesar demais ou o furo começa a rasgar, não podem morrer em contraste com o cabelo que é meio escuro e não podem ser uns compridões porque o meu formato de cara pede dos curtos.

já na caixa a pagar vi uns que adorei pela simplicidade - argolas douradas, daquelas dão sempre jeito porque são intemporais. 

€1.99 depois tinha-as postas e desconfio que por aqui vão ficar durante uns bons tempos (tem possibilidade de compras online e dão desconto de 10% a quem se regista no site pela 1ª vez). mimos do dia da mãe que #aindanemchegou :)