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segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Aos responsáveis da Comunicação e Marketing da Optimus Portugal

Boa tarde, 

O meu nome é Ana Ulrich e tenho 24 anos. Sou por isso considerada parte do vosso target “jovem” e foi com grande agrado que vi a Optimus a lançar uma nova oferta em termos de tarifário e de primazia do tráfego de dados sobre as comunicações voz, algo que faz todo o sentido dada a evolução do mercado de Telecomunicações e crescente adoção de smartphones. Devo acrescentar ainda que tenho o marketing da Optimus em elevadíssima conta, bem como a maioria dos portugueses (como assim indicam os vários estudos), verificando que optam por uma comunicação clean, fresh and simple, drivers que considero fundamentais para servirem a todo o mercado, desde os mais novos até aos graúdos.

Reconheço o esforço que a Vossa Empresa tem feito nos últimos tempos em termos de comunicação, um esforço meritório que visa quebrar o efeito de rede que se sente, principalmente nas ofertas a targets jovens, consequência de ofertas históricas e disruptíveis lançadas no mercado nos últimos anos. E é por esta razão que hoje vos escrevo. Foi com grande desapontamento que verifiquei o nome que optaram por dar à vossa mais recente campanha, que tem tudo para resultar sem necessitar de “dar que falar” pela opção de incluir no nome da marca as letras de uma sigla inglesa, sigla essa que, segundo defendido pela Vossa Empresa, permite expressar espanto, surpresa e até algum escândalo. É possível, sim. Mas não numa Aldeia Global como a Optimus afirma ser. Eu, mulher e parte do vosso target, não uso expressões como esta na minha Aldeia Global e não consigo perceber a necessidade de me expressar com palavras indecorosas para expressar espanto. Antes disso, muito antes, surgem-me outras que posso dizer à frente de amigos, família, colegas, etc.

Acredito que podem fazer muito melhor. Dificilmente esquecerei o senhor de certa idade que no Youtube apontava com a bengala para a barra do tempo, gritando “anda, barrinha!”, ou a campanha do All Together Now. Essa é a comunicação que vos carateriza, uma comunicação que não pretende chocar mas agradar. A comunicação da marca por vós lançada hoje, pretende apenas quebrar valores de integridade e deixar um sabor agri-doce nos portugueses. Optaram por nivelar por baixo, deixando-se levar pela comunicação fácil e barata: a que mais facilmente dá que falar mas também a que em três tempos se esquece. Termino este email dizendo que acredito que podem fazer melhor, muito melhor.

Obrigada,
Ana Ulrich

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