Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

momentos nicola



























"Uma noite vai valer a pena ficar. Hoje é a noite." by Ana (Ana Rita, mas isso não interessa nada, que eu cá contento-me com um nome para cada pessoa, para grande desilusão dele, que gosta sempre de dois para cima, viva la fartura).

Foi esta a frase que marcou, incessantemente, as manhãs da semana passada no escritório. O ritual era inalterável: chegar, largar a carteira-que-nunca-parece-suficientemente-grande, ligar a parafernália tecnológica, pendurar o casaco, chegarem os outros, perguntarem "a menina dança?" e responder "já não era sem tempo!". Seguirmos todos para a copa onde nos espera a máquina de café que já batizei de Nico. Café a ferver, agarrar num pacote de açucar, ler a frase. Não gosto de açucar no café mas a frase lida durante a manhã segue depois o dia comigo, bem como o pacote, género frase de auto-ajuda da avó Nicola.

"Uma noite vai valer a pena ficar". Não era a frase mais motivadora de ler ás 9 a.m. mas estava para ficar, porque saiu cinco dias consecutivos.. Não valeu a pena ficar, nenhuma das noites. Apeteceu sempre mais sair a horas decentes do que picar o ponto já quase de dia, o dia seguinte. E foi daí que nasceu uma decisão, cozinhada durante o fim-de-semana descansado no campo - aumentar o grau de exigência pessoal, dentro das quatro paredes onde vivo 67% do meu dia. Acabar com a internet fora de horas, desligar a música a maior parte do tempo, chegar a horas, chegar mesmo a horas - o que significa chegar antes das horas. If you're on time, you're late. But if you're earlier, then you're on time. Estudar sobre os temas onde trabalho, querer mais responsabilidades. É vaipe de segunda-feira para uns, é um granda "isto é a sério" para outros, para mim.

E desligar o chip da mudança. De querer sempre mais diferente, mais original, mais melhor. Ás vezes o melhor é isto aqui, sem o brilho da novidade. E ás vezes é nesse melhor que sou, somos, chamados a brilhar. Sem brilho, que isso nas mulheres é sinal de maquilhagem a menos e fritos a mais.

Sem comentários: